quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Um simples abraço!

O simples ato de abraçar diminui a pressão sanguínea, o batimento cardíaco e o nível de hormônios ligados ao estresse. Por isso, abraço significa saúde. Segundo estudos da Universidade da Carolina do Norte (EUA), o contato físico pode aumentar a longevidade. Sugere ainda que uma relação forte e duradoura pode proteger contra futuras doenças cardiovasculares e fazer bem para a saúde geral. Os níveis de cortisol e de norepinefrina, hormônios do estresse, são reduzidos após um abraço. Além do nível de oxitocina, um importante hormônio ligado à fidelidade, aumentar, afirma a psiquiatra Karen Grewen.

©2003-2010 - Khaueh Produções Artísticas / Esoterikha.com - Todos os direitos reservados
http://www.esoterikha.com/coaching-pnl/mensagem-slide-pps-auto-estima-pnl-abracos.php

A psiquiatra Kathleen Keating, que escreveu o livro A Terapia do Abraço, diz que a sociedade atual está sofrendo de solidão. "A tecnologia moderna é importante, mas todo ser humano precisa de carinho físico." "Intuitivamente o abraço remete ao período em que se é bebê", diz Santos, e os adultos perderam o costume de abraçar.

"Geralmente é um ligeiro tapinha nas costas." Para algumas pessoas, admitir que precisam de carinho é sinal de fraqueza e dependência, especialmente para os homens", aponta Kathleen. "Por outro lado, existe algo poderoso em nossos braços, mãos e dedos que faz alguém se sentir amado e cuidado com um simples abraço", diz.

Segundo ela, 5 milhões de transmissões nervosas são responsáveis pelas diferentes sensações do toque. "No contato, específicas terminações nervosas são ativadas e enviam a mensagem ao longo da espinha dorsal até o cérebro".

Kathleen diz que existem muitos estudos sobre os benefícios do contato físico, mas que provar que ele é essencial, poderoso e capaz de curar é como argumentar que respirar faz bem. ''Há muita coisa no fenômeno do toque que não pode ser medida''.

Um comentário: